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Minicursos, Oficinas, Palestras e Mesas Rendondas

MESA: PROPRIEDADE INTELECTUAL E INOVAÇÃO NOS INSTITUTOS

Mesa Redonda

Ministrante: Mediador: Rodrigo Martins Fernandes; Francisco Rapchan - IFES; Elizabeth Quimas de Oliveira - Gerente de Soluções e Inovação SEBRAE/ RJ; Henrique Rego Monteiro da Hora - Diretor de Internacionalização e Inovação e Coordenador do NIT; Eduardo Winter - INPI

Data: 24/08/2016

Número de vagas: 200

Início: 10:30

Término: 12:00

PARTICIPANTES DA MESA:

Francisco Rapchan - Diretor de Extensão Tecnológica do IFES;

Elizabeth Quimas de Oliveira - Gerente de Soluções e Inovação SEBRAE/ RJ;

Henrique Rego Monteiro da Hora - Diretor de Internacionalização e Inovação e Coordenador do NIT.

MINICURSO: ANÁLISE DE ÁGUA

Minicurso

Ministrante: Arthur Travalloni Louvisse,Thiago Moreira de Rezende Araújo e Carolina Ramos de Oliveira Nunes

Data: 25/08/2016

Número de vagas: 20

Início: 08:15

Término: 12:00

PÚBLICO-ALVO

 Estudantes e profissionais com interesse em análises dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água.

PRÉ REQUISISTO

 É desejável possuir conhecimentos básicos em química e bilologia.

COMO É FEITA A ANÁLISE DE ÁGUA

 As análises físico-químicas da água água são realizadas com uma sonda multiparamétrica.    As análises microbiológicas são realizados pelo método Colilert.

 METODOLOGIA  E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  » O minicurso irá abordar a importância dos parâmetros de análise da água e como são realizadas suas medidas;

  » Os parâmetros abordados no curso serão: Condutividade elétrica, pH, Turbidez, Oxigênio dissolvido, Coliformes totais, Coliformes termotolerantes e íons;

  »  No minicurso os estudantes aprenderão na prática a operar os aparelhos, aplicar metodologias de análise e avaliar os resultados.

 

 

MINICURSO: IMPRESSÃO 3D

Minicurso

Ministrante: Marcos José Rangel Gonçalves Júnior

Data: 25/08/2016

Número de vagas: 28

Início: 08:15

Término: 12:00

PÚBLICO-ALVO

 Este curso destina-se a estudantes e profissionais de diversas áreas como arquitetura, design, engenharia etc.

PRÉ-REQUISISTO

  É desejável possuir conhecimentos básicos em informática e em desenho 2D e 3D.

 O QUE É IMPRESSÃO 3D

   A impressão tridimensional (3D), apesar de ser uma tecnologia relativamente recente, é considerada revolucionária e poderosa que possui uma vasta gama de aplicações. Estas vão desde os testes em projetos industriais, envolvendo a construção de protótipo ou modelo de trabalho com a finalidade de testar os recursos de design, diferentes ideias, conceitos, funcionalidades, produção e desempenho.

  A possibilidade de adquirir essas máquinas e ser um prestador de serviços em prototipagem, até a fabricação de produtos acabados em pequena escala também será um tema abordado no minicurso

 METODOLOGIA

 Minicurso prático, com o desenvolvimento de competências básicas, tais como exposições dialogadas, atividades em grupo, pesquisa e impressão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 » Imersão no mundo MAKER (espaços, processos, pessoas e equipamentos);

 » Processos DIY para conhecimento de estratégias rápidas de desenho e fabricação (instructables e thinginverse);

 » Funcionamento do processo de impressão 3D, da concepção, passando pelo desenho à peça pronta. Entender o processo de preparação do modelo à geração do arquivo;

 » O que é possível fazer hoje e as possibilidades para o futuro;

 » Tipos de impressoras (residenciais e profissionais), tipos de insumo, área de impressão, componentes, custos, prós e contras;

 » A impressora 3D: Como funciona? Qual a diferença do ABS/PLA/Flexível? Vantagens: mesa aquecida, área de trabalho, calibração e instalação do software de operação;

 » Representação do objeto/arquivo.stl, abertura e visualização, fatiamento, redimensionamento, girar e zoom;

 » Dicas de impressão para economizar insumo e ter maior qualidade.

 

 

MINICURSO: IMPRESSÃO 3D

Minicurso

Ministrante: Marcos José Rangel Gonçalves Júnior

Data: 25/08/2016

Número de vagas: 21

Início: 13:00

Término: 17:00

PÚBLICO-ALVO

 Este curso destina-se a estudantes e profissionais de diversas áreas como arquitetura, design, engenharia etc.

PRÉ-REQUISISTO

  É desejável possuir conhecimentos básicos em informática e em desenho 2D e 3D.

 O QUE É IMPRESSÃO 3D

   A impressão tridimensional (3D), apesar de ser uma tecnologia relativamente recente, é considerada revolucionária e poderosa que possui uma vasta gama de aplicações. Estas vão desde os testes em projetos industriais, envolvendo a construção de protótipo ou modelo de trabalho com a finalidade de testar os recursos de design, diferentes ideias, conceitos, funcionalidades, produção e desempenho.

  A possibilidade de adquirir essas máquinas e ser um prestador de serviços em prototipagem, até a fabricação de produtos acabados em pequena escala também será um tema abordado no minicurso.

 METODOLOGIA

 Minicurso prático, com o desenvolvimento de competências básicas, tais como exposições dialogadas, atividades em grupo, pesquisa e impressão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 » Imersão no mundo MAKER (espaços, processos, pessoas e equipamentos);

 » Processos DIY para conhecimento de estratégias rápidas de desenho e fabricação (instructables e thinginverse);

 » Funcionamento do processo de impressão 3D, da concepção, passando pelo desenho à peça pronta. Entender o processo de preparação do modelo à geração do arquivo;

 » O que é possível fazer hoje e as possibilidades para o futuro;

 » Tipos de impressoras (residenciais e profissionais), tipos de insumo, área de impressão, componentes, custos, prós e contras;

 » A impressora 3D: Como funciona? Qual a diferença do ABS/PLA/Flexível? Vantagens: mesa aquecida, área de trabalho, calibração e instalação do software de operação;

 » Representação do objeto/arquivo.stl, abertura e visualização, fatiamento, redimensionamento, girar e zoom;

 » Dicas de impressão para economizar insumo e ter maior qualidade.

 

MINICURSO: RASPBERRY PI

Minicurso

Ministrante: Lucas Cordeiro Rangel e Hiago Santos da Gama

Data: 25/08/2016

Número de vagas: 21

Início: 08:15

Término: 12:00

PÚBLICO-ALVO

 Este curso destina-se a estudantes, professores e profissionais que atuam na área de computação e eletrônica.

PRÉ-REQUISITO

 Conhecimento básico em lógica de programação e eletrônica.

O QUE É RASPBERRY PI

    Raspberry Pi, desenvolvido pela Raspberry Pi Foundation é um computador de baixo custo do tamanho de um cartão de crédito, que pluga em uma TV ou monitor e usa um teclado e um mouse comum e, a partir de um cartão de memória, executa um sistema operacional (SO). É um pequeno dispositivo que possibilita pessoas de todas as idades explorarem a computação e aprenderem a programar em linguagens como Scratch e Python. É capaz de fazer tudo que você espera que um computador desktop faça, desde abrir um navegador e reproduzir vídeos em alta definição até a criação de planilhas e execução de jogos.

METODOLOGIA

 Aula expositiva, oficinas com atividades em grupo e demonstração.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

» Apresentação do desenvolvimento da plataforma Raspberry PI e suas versões;

» Configurações básicas e primeiros passos;

» Sistemas operacionais disponíveis para Raspberry;

» Introdução a programação no Raspberry PI em Python;

» Aplicações básicas com eletrônica;

» Demonstrações de outras aplicações.

OFICINA: COMO PLANEJAR UM PROJETO DE INOVAÇÃO PARA SUA EMPRESA

Oficina

Ministrante: Simone Vasconcelos Silva

Data: 25/08/2016

Número de vagas: 30

Início: 08:15

Término: 12:00

PÚBLICO-ALVO

Destina-se a alunos, empresas e servidores.

PRÉ-REQUISISTO

  Não há.

  METODOLOGIA

  » Sildes abordando conceitos e métodos;

  » Exemplos;

   » Exercício prático com uso de software.

  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

   » Introdução a Projetos e Gerência de Projetos;

   » Inovação;

   » PM Canvas.

 

OFICINA: DESAFIO INOVA IFF

Oficina

Ministrante: Evelyn Rueb Lacerda de Araújo

Data: 25/08/2016

Número de vagas: 30

Início: 13:00

Término: 15:30

DESCRIÇÃO

O Desafio Inova IFF é uma competição entre equipes formadas por alunos e servidores de diversos campi do IFFluminense, que se organizam para apresentar propostas de Projetos de Inovação relacionados à Sustentabilidade. A intenção é que essas equipes apresentem, no dia do evento, algum protótipo desenvolvido por eles para possível solução de um problema apresentado.

PRÉ-REQUISITO

 Como parte do programa de Formação de Recursos Humanos do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes - PICG, foram oferecidos dois cursos: "Tecnologias Aplicadas na Gestão de Água" e "Android: Desenvolvendo Aplicativos para Celulares e Tablets". Estes cursos tem como objetivo a formação das equipes que participarão do Desafio e o desenvolvimento do produto que será apresentado aos avaliadores no dia do Seminário, com o auxílio dos professores dos cursos. Os professores responsáveis pelos cursos de preparação das equipes para o Desafio são Tatiana Almeida Machado e Daniel Vasconcelos Corrêa da Silva. Tanto os instrutores quanto os alunos foram selecionados por meio do Edital de Retificação nº 41 ao Edital nº 38, da Reitoria e do Edital nº 09, do PICG, respectivamente:

 » Seleção de Instrutores

 » Seleção de Alunos

 

 

 

 

 

 

OFICINA: TORNEIO IFF DE ROBÓTICA

Oficina

Ministrante: Maurício Ferrarez

Data: 24/08/2016

Número de vagas: 40

Início: 13:00

Término: 15:30

DESCRIÇÃO

O Torneio IFF de Robótica é uma competição entre equipes formadas por alunos de cursos técnicos do IFFlumiense. Cada equipe terá um monitor, que deve ser estudante de Engenharia, para auxiliar as equipes. O Torneio tem por objetivo incentivar os participantes a projetar e programar um Robô, baseado no Kit de Robótica Mindstorms da LEGO, para executar missões em uma arena padronizada.

PRÉ-REQUISITO

Como ação da Coordenação Pedagógica de Formação de Recursos Humanos, da Coordenação de Comunicação Social e da Coordenação de Pesquisa e Inovação do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes - PICG, foi organizado um treinamento das equipes inscritas no edital nº 09 do PICG para o Torneio. Durante esses treinamentos, as equipes conheceram as regras gerais do torneio, as missões que deverão cumprir no dia do evento e iniciaram os trabalhos de montagem e programação dos robôs.

Seleção de Alunos

REGRAS E MISSÕES

Regras Gerais Torneio Robótica

Missões Torneiro Robótica

 

 

 

 

PALESTRA: COMO OBTER RECURSOS NÃO REEMBOLSÁVEIS PARA INOVAÇÃO EM SUA EMPRESA

Palestra

Ministrante: Rodrigo Martins Fernandes

Data: 24/08/2016

Número de vagas: 200

Início: 10:00

Término: 10:30

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PALESTRA: O NOVO MARCO CIVIL DE CT&I E O RELACIONAMENTO ENTRE IFE, FUNDAÇÕES E ÓRGÃOS DE CONTROLE

Palestra

Ministrante: Luciano Toledo

Data: 24/08/2016

Número de vagas: 200

Início: 16:00

Término: 17:00

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